Apresentação

Gerar, disseminar e debater informações sobre ADITIVOS ALIMENTARES, sob enfoque de Saúde Pública, é o objetivo principal deste Blog produzido no Laboratório de Vida Urbana, Consumo & Saúde - LabConsS da FF/UFRJ, com participação de alunos da disciplina “Química Bromatológica” e com apoio e monitoramento técnico dos bolsistas e egressos do Grupo PET-Programa de Educação Tutorial da SESu/MEC.

Recomenda-se que as postagens sejam lidas junto com os comentários a elas anexados, pois algumas são produzidas por estudantes em circunstâncias de treinamento e capacitação para atuação em Assuntos Regulatórios, enquanto outras envolvem poderosas influências de marketing, com alegações raramente comprovadas pela Ciencia. Esses equívocos, imprecisões e desvios ficam evidenciados nos comentários em anexo.

domingo, 13 de julho de 2008



Todo edulcorante faz mal à saúde?

Primeiro vamos definir o que são edulcorantes. De acordo com a ANVISA, edulcorantes são substâncias, diferentes dos açúcares, que conferem sabor doce aos alimentos.

Vamos, então, imaginar a seguinte situação: Um diabético, ou uma pessoa fazendo dieta, decide comprar um suco de maracujá light. Ela se depara com três marcas diferentes no mercado. Qual escolher? Existe algum tipo de edulcorante cujo consumo seja mais seguro que outro?

As três marcas são:


Rótulo do Produto - Ingredientes: Água, polpa de maracujá (50%), acidulante INS 330, antioxidante INS 300 (Vitamina C), conservantes: INS 211 e INS 223, edulcorantes: INS 952 (30mg/100mL), INS 951 (7mg/100mL), INS 954 (3mg/100mL), INS 950 (4mg/100mL), estabilizante INS 466, corante natural INS 160 aii e aromatizante aroma natural de maracujá. Contém Fenilalanina. Não contém glúten.


Fonte – Embalagem do produto.





Rótulo do Produto – Ingredientes: Água, suco e polpa de maracujá (mínimo de 12%), acidulante: ácido cítrico, edulcorantes artificiais: aspartame (20mg/100mL), acesulfame de potássio (13mg/100mL), antioxidante: vitamina C e aroma natural de maracujá. Não contém glúten.


Fonte – Embalagem do Produto.




Rótulo do Produto – Ingredientes: Água potável, suco de maracujá, aromatizante idêntico ao natural de maracujá, estabilizante: goma guar e citrato de sódio, edulcorantes: sucralose (16mg/100mL) e acesulfame de potássio (5,5mg/100mL), corante idêntico ao natural de beta caroteno, acidulante: ácido cítrico. Não contém glúten.


Fonte – Embalagem do Produto.





Olhando para o rótulo, mais precisamente para os edulcorantes presentes, não é possível saber se os mesmos fazem mal ou se estão na quantidade adequada.
Entretanto, se for feita uma comparação com a RDC nº 3, de 02 de Janeiro de 2001, chega-se a conclusão que todos os sucos estão dentro do limite máximo de edulcorantes (Ver tabela 1 e tabela 2).


Relacionando o rótulo com os valores de IDA (Índice Diário Aceitável) estabelecidos no JECFA, (Ver tabela 3) e supondo que o indivíduo em questão pese 70 kg e ingira 2 copos de suco (200mL cada) por dia, observa-se que a porcentagem da quantidade máxima permitida de ciclamato no suco Jandaia é elevada, o que poderia ser um risco para o consumidor. (Ver tabela 4, tabela 5 e tabela 6).


Fazendo um estudo em cima da estabilidade de acordo com a temperatura de cada edulcorante, observa-se que o aspartame e o acesulfame poderiam ser agentes de risco, uma vez que o primeiro é sensível ao calor, podendo haver perda de sua doçura, e o segundo sofre degradação quando submetido a temperaturas superiores a 225ºC ou quando armazenado por um período prolongado a 40ºC.


Além disso, o aspartame é perigoso para pessoas que tenham uma doença conhecida como fenilcetonúria, já que é metabolizado no trato gastro intestinal a fenilalanina.


A sacarina poderia ser o edulcorante ideal, pois possui alto poder adoçante, é altamente estável, altamente solúvel em água e não possui poder cariogênico (pelo menos não descoberto até agora). Porém, apresenta sabor amargo, o que faz necessário a associação com outros edulcorantes. A associação mais comum é com o ciclamato. Entretanto, essa combinação foi interpretada pelo FDA (Food and Drugs Administration) como indutor de câncer de bexiga em ratos1.


A sucralose é um edulcorante altamente estável em diferentes temperaturas, possui valor calórico nulo, não é metabolizada pelo organismo, não apresenta efeitos cariogênicos (pelo menos não demonstrados até agora) e possui elevado poder adoçante, sendo o que apresenta o sabor mais próximo do açúcar por ser derivado da cana de açúcar.


Na realidade, todos os edulcorantes citados anteriormente têm suas desvantagens, mas nenhuma que seja um risco tão grave que impeça sua utilização nos alimentos. Exceto claro, para o uso de aspartame por fenilcetonúricos, porque é totalmente contra-indicado.


Referências bibliográficas


http://www.anvisa.gov.br/


www.fao.org/ag/agn/jecfa-additives


http://www.diabetes.org.br/


1 Sodium cyclamate and fetal kidney. José Germano Ferraz de ArrudaI; Alex Tadeu MartinsII; Reinaldo AzoubelII





Tabela 1




Voltar ao texto





Tabela 2



Voltar ao texto




Tabela 3



Voltar ao texto




Tabela 4 - Suco Jandaia



Voltar ao texto




Tabela 5 - Suco Del Valle



Voltar ao texto




Tabela 6 - Suco Maguary



Voltar ao texto

11 comentários:

Carolina Castro e Mariana Liberatori disse...

Por que o steviosídeo originado da planta Stévia não é utilizado nos alimentos, substituindo os edulcorantes artificiais, se o mesmo possui tantas vantagens: não causa diabetes, não contém calorias, não altera o nível de açúcar no sangue, não é tóxico, não é cariogênico e pode ser usado para cozinhar? Seria por interesses comerciais? Será por motivo de possível alteração no sabor dos alimentos? Qual seria a relação custo / benefício?

Mariana Liberatori

Beatriz Costa disse...

Será que uma pessoa que não possa ingerir açúcar não preferiria não usar edulcorante nenhum se tivesse essas informações?? Quem se acostumou ao sabor amargo deixado pelos edulcorantes, com certeza se adaptaria aos sabores naturais dos alimentos muito facilmente!

Karina Massad e Karla Rejane de Alencar disse...

Olha Mariana, eu nunca tinha ouvido falar em steviosídeo. Mas fiz uma pesquisa e constatei que ele é sim utilizado em produtos alimentícios, bebidas e até mesmo em medicamentos.
Acredito que seja menos utilizado que os edulcorantes artificiais, mas seu uso existe.

Karina Massad (membro do blog aditivos - edulcorantes)

Glauce disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Glauce disse...

A informação sobre as indicações dos edulcorantes e seus efeitos colaterais é de extrema importância para o consumidor, principalmente para os diabéticos, que são proibidos de ingerir açúcar (glicose). De todos os edulcorantes apresentados, a sucralose parece ser o que oferece menos riscos à saúde e o mais eficiente para exercer seu efeito adoçante, e o aspartame o que oferece mais perigos, principalmente aos fenilcetonúricos. Por esse raciocínio, o edulcorante predominante nos produtos deveria ser a sucralose, o edulcorante aparentemente mais seguro, mas infelizmente não é isso que é observado pelos rótulos dos produtos mostrados no blog e nos disponíveis para o consumidor.

Claudia Baptista disse...

Realmente, não atentamos para o consumo de corantes e edulcorantes... o post está bem fundamentado e contém as questões principais como o uso por diabéticos, categoria de pacientes que cresce a cada dia.

Mariana Vieira disse...

Realmente não dá para saber pelo rótulo qual edulcorante é melhor ou pior. Há o caso publicado também dos ratinhos que comeram só a sacarina e ficaram mais gordinhos! Creio que todo produto tem suas vantagens e desvantagens e que ao mexer com algo tão delicado (como uma alimentação para diabéticos), deveria ser tomado especial cuidado ao declarar os efeitos colaterais nas embalagnes. Só para fazer um "parêntese" no assunto gostaria de comentar uma informação que colhi durante a minha pesquisa para o meu trabalho: vocês lembram do emagrecedor coscarque ( do comercial "Uhm! Essa toma coscarque!"), não repararam que do nada ele sumiu das farmácias e da mídia? Pois é, em 2002 a AVISA determinou a apreensão de vários produtos dessa marca pois eles não possuíam registro (leia a notícia). Não quer dizer que faz mal, mas quer dizer que estava no mercado sem nenhum tipo de controle - como podemos confiar na sua qualidade? Isso porque se trata de um produto super conhecido, com comercial veiculado na maior rede de TV do Brasil. Na verdade o que podemos tirar desse fato é que um dever do consumidor é olhar atentamente o rótulo do produto que ele compra, que veja se o produto tem registro, se a empresa tem um SAC, pois uma vez que o produto lhe faça mal ela terá como reclamar. E principalmente devido a esse fato é que o rótulo deve conter informações essenciais ao consumidor e que essas lhe sejam passadas de forma clara, que uma pessoa com qualquer nível de instrução possa entender.

Anônimo disse...

Soube recentemente que alguns edulcorantes têm efeito laxativo, porem não encontrei informação de quais os adoçantes que teriam esse efeito colateral. Em alguns rótulos (poucos) de produtos diet, verifiquei uma observação nesse sentido, porem tais produtos continham varios edulcorantes, não havendo indicação mais específica de qual deles poderia ter esse efeito laxativo. Alguem pode me oferecer algum esclarecimento sobre isso ? Outro comentário é quanto ao tamanho das letras dos rotulos de muitos de tais produtos. A gente tem que levar uma lupa poderosa para conseguir le-los nos locais de venda a fim de poder escolher o mais indicado.
Obrigado. 24.10.08

Mary disse...

vamos lá... todos os adoçantes são contra-indicados em excesso, assim como o açúcar. Os mais recomendados e tolerados pelo organismo são a stévia, considerado o melhor, mas quse sempre é comercializado misturado a outro adoçante comum, pois seu sabor é insuportável! E a sucralose, que é o adoçante retirado do próprio açúcar, não é absovido pelo organismo, inclusive é indicado para crianças obesas e diabéticas, tb para gestantes. Mas ele tem ácido cítrico, não é recomendado para quem sofre de candidíase, pois o ácido cítrico é feito a partir da levedação de um fungo da cana de açúcar. Escolham entre um desses, os melhores.

Albanita A. Santos disse...

Sou assinante da Proteste por ser uma revista muito séria a qual sigo a risca as informações contidas li a matéria sobre os adoçantes fiquei preocupada pois faço uso desses produtos inclusive na embalagem do DOCE menor não achei nenhuma refência das dosagens da sacarina e nem das outras fórmulas o que fazer quando o fabricante não sinaliza seus produtos? Isso é uma vergonha!!! falta de respeito com os clientes.Como posso saber se a dosagem está dentro da norma a ser respeitada?
Deixo meu protesto e não farei mais uso desse produto.
Obrigada.

Thays disse...

Gostei das informações obtidas no Blog, mas senti falta de informações sobre o Esteviosídeo/Stévia, que é um adoçante extraído das folhas da planta Stevia rebaudiana Bertoni, trata-se de um edulcorante de origem natural com 40 a 300 vezes o poder adoçante da sacarose ou açúcar comum, não sintético, ao contrário do ácido clicâmico, o aspartame ou a sacarina. Tem sabor agradável e não apresenta gosto residual, sendo agradável ao paladar.